UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA SOBRE O PERIÉLIO E AFÉLIO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA
Palavras-chave:
Astronomia, Formação Inicial, Licenciatura em Geografia, Estações do ano.Resumo
Os documentos oficiais da educação brasileira propõem o ensino de conceitos astronômicos em todos os níveis da educação básica. No entanto, o ensino da Astronomia nos cursos de licenciatura no Brasil, possui pouca tradição e experimentação curricular. A precária formação inicial desses professores se apresenta como um dos entraves para o ensino dessa área do conhecimento. No presente trabalho, realizamos um diagnóstico das concepções apresentadas por estudantes do curso de licenciatura em Geografia, de uma universidade localizada em um município da mesorregião centro ocidental paranaense, a respeito das posições de periélio e afélio visando compreender se associam tais posições como causadoras das estações do ano. Os procedimentos metodológicos de análise de dados foram realizados numa perspectiva qualitativa, de caráter diagnóstico por meio de um questionário, composto por questões discursivas. As redações das questões foram analisadas pela Análise Textual Discursiva. Nossa análise mostra que a maioria dos estudantes conhecem as posições de afélio e periélio, no entanto pouquíssimos as explicam corretamente e os discursos apresentados vão ao encontro das concepções alternativas indicadas em pesquisas de Educação em Astronomia. A ausência de uma disciplina de Astronomia na grade curricular pode ser uma das causadoras dos déficits conceituais apresentados pelos sujeitos investigados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior, Camila Muniz de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.