UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA SOBRE O PERIÉLIO E AFÉLIO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA

Autores

Palavras-chave:

Astronomia, Formação Inicial, Licenciatura em Geografia, Estações do ano.

Resumo

Os documentos oficiais da educação brasileira propõem o ensino de conceitos astronômicos em todos os níveis da educação básica. No entanto, o ensino da Astronomia nos cursos de licenciatura no Brasil, possui pouca tradição e experimentação curricular. A precária formação inicial desses professores se apresenta como um dos entraves para o ensino dessa área do conhecimento. No presente trabalho, realizamos um diagnóstico das concepções apresentadas por estudantes do curso de licenciatura em Geografia, de uma universidade localizada em um município da mesorregião centro ocidental paranaense, a respeito das posições de periélio e afélio visando compreender se associam tais posições como causadoras das estações do ano.  Os procedimentos metodológicos de análise de dados foram realizados numa perspectiva qualitativa, de caráter diagnóstico por meio de um questionário, composto por questões discursivas. As redações das questões foram analisadas pela Análise Textual Discursiva. Nossa análise mostra que a maioria dos estudantes conhecem as posições de afélio e periélio, no entanto pouquíssimos as explicam corretamente e os discursos apresentados vão ao encontro das concepções alternativas indicadas em pesquisas de Educação em Astronomia. A ausência de uma disciplina de Astronomia na grade curricular pode ser uma das causadoras dos déficits conceituais apresentados pelos sujeitos investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Almeida Junior, E. R. de B. de, & Oliveira, C. M. de. (2021). UMA PESQUISA DIAGNÓSTICA SOBRE O PERIÉLIO E AFÉLIO: UM ESTUDO COM LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (30), 35–49. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/488

Edição

Seção

Artigos