ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PUBLICAÇÕES DO SNEA E DA RELEA

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Estratégias metodológicas, Formação de Professores de Ciências.

Resumo

O presente trabalho objetivou o mapeamento de artigos publicados pela Revista Latino- Americana de Educação em Astronomia (RELEA) e pelo Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) que citaram o uso de estratégias metodológicas na formação de professores de Ciências, tanto inicial quanto continuada, para o ensino de Astronomia no Brasil. Na perspectiva qualitativa, a pesquisa possibilitou investigar e categorizar os dados a partir dos pressupostos da Análise de Conteúdo. Como resultado, foram obtidas quinze categorias emergentes (Aulas Expositivas, Estratégia Não Formal de Ensino, Leitura e/ou Produção de Textos, Produção de Material Didático, Atividades Investigativas, uso de Modelos 3d e/ou Práticas, Observação do Céu, Imersão em Grupo de Pesquisa, Uso de Softwares, Uso de Ambientes Virtuais, Diversidade Representacional, Ensino Crítico, Lúdico e/ou Dramatização, Uso de Vídeos, e Apresentação de Seminários), as quais evidenciaram tanto a variedade de estratégias de ensino que podem ser utilizadas pelos docentes em sala de aula para abordar os temas da Astronomia, quanto a escassez de publicações, no âmbito da formação de professores, relacionadas às estratégias metodológicas de ensino identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Sanzovo, D. T., Gonçalves, M. L. C., Queiroz, V., & Lucas, L. B. (2021). ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NAS PUBLICAÇÕES DO SNEA E DA RELEA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (30), 65–82. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/490

Edição

Seção

Artigos