O USO DE CONTOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O TEMA FASES DA LUA
Palavras-chave:
Contos, Ensino de Astronomia, Fases da Lua, Narrativas Científicas.Resumo
Neste artigo, são discutidos alguns motivos pelos quais as narrativas do gênero Conto colaboram para o ensino de Astronomia na Educação Básica. Assim, o trabalho foi desenvolvido a partir da seguinte questão: o uso de um conto, elaborado por meio de uma narrativa científica, pode contribuir com o ensino de Astronomia para a Educação Básica? Para responder tal questionamento, foi desenvolvida uma investigação de cunho qualitativo, com alunos do nono ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública da região Oeste do Paraná. Na investigação, foi utilizada, para os dados coletados via questionário e para as anotações descritas no diário de campo, o método de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados com a aplicação do conto remetem a um entendimento de ordem superior ao inicial dos alunos sobre o conteúdo fases da Lua, dado que as respostas no questionário apresentam produções com clareza e mais complexas, quando comparadas aos alunos não leitores do conto. A partir disso, pondera-se que a leitura do conto poderá provocar novas abstrações conceituais, quando estas fazem sentido para o estudante. Logo, conclui-se que as narrativas científicas do gênero utilizado, elaboradas a partir das concepções alternativas dos alunos, contribuem e apresentam-se como potencializadoras e eficazes para o ensino de Astronomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Danilo de Oliveira Kitzberger, Roberta Chiesa Bartelmebs, Valdir Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.