DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA EM CONTEXTO DE PANDEMIA: DIFICULDADES E APRENDIZADOS
DOI:
https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.34.025Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Divulgação de Astronomia, Divulgação Científica, Meio Remoto, Meio Virtual, Ciência, AstronomiaResumo
A pandemia da Covid-19 assolou o Brasil e o mundo e trouxe consigo a necessidade do isolamento social. Desse modo, as atividades presenciais dos projetos de divulgação científica, em especial, sobre a temática de Astronomia, foram suspensas. Diante disso, foi realizada uma investigação, com um viés qualitativo, no qual se adotou a técnica de estudo de campo para verificar as dificuldades e aprendizagens encontradas por 14 projetos de divulgação de Astronomia durante o contexto da pandemia da Covid-19. Destaca-se que essa pesquisa foi realizada como atividade didática da disciplina Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI, campus Itajubá. A coleta dos dados foi realizada a partir da elaboração e implementação de um formulário online, composto por 10 perguntas dissertativas. A partir das perguntas, foram elaborados três agrupamentos: (a) Divulgação de Astronomia antes da Pandemia; (b) Divulgação de Astronomia no Contexto da Pandemia; e por fim (c) Divulgação de Astronomia Após a Pandemia. Os resultados revelam que o maior aprendizado conquistado neste período é relativo à importância da divulgação científica (DC) para sociedade, dados que serão de grande valor para as futuras gerações de divulgadores científicos e para melhorar as atividades também no modelo presencial. Dentre as dificuldades encontradas, destaca-se o distanciamento das pessoas público-alvo desta pesquisa devido à falta de acesso à internet. Soluções para este problema são sugestões baseadas na criatividade, disposição e entusiasmo pela maioria dos projetos participantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ícaro Meidem Silva, Paloma Alinne Alves Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.