ASTROFOTOGRAFIA NA ESCOLA COMO RECURSO DIDÁTICO DE BAIXO CUSTO
Palavras-chave:
Astrofotografia, Mapa Celeste, Recurso Didático, Ensino de Astronomia, Baixo Custo.Resumo
Nas últimas duas décadas, com a chegada de novas tecnologias, as formas de comunicação e interação global mudaram. Parte do número gigantesco de imagens compartilhadas a todo momento na Internet, cada vez mais, são astrofotografias. No entanto, nem sempre as astrofotografias são utilizadas para ensinar ciências ou Astronomia, ou têm qualquer relação com a educação em Astronomia. É notável a falta de acesso a materiais direcionados ao ensino de Astronomia e ciências a partir de astrofotografias. Percebe-se, também, a falta de direcionamento, acesso e aplicação da astrofotografia como recurso didático em ambientes formais e não formais de aprendizagem em ciências. O objetivo do guia “Astrofotografia na escola” é tornar a astrofotografia e sua prática acessíveis e de baixo custo. Trata-se de um guia prático para ser utilizado na escola e em eventos de C&T, por professores, profissionais da educação e estudantes. A finalidade deste trabalho, é apresentar o recurso didático “Astrofotografia na escola: Um guia rápido de astrofotografia para professores e estudantes” e contribuir para o debate acerca do uso de astrofotografias enquanto recursos didáticos. Por fim, os objetivos propostos foram alcançados, uma vez que o guia “Astrofotografia na escola” foi apresentado, discutido, disponibilizado e difundido.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Ferreira, Danilo Arruda Furtado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.