Spaceengine como ferramenta didática para o ensino de Astronomia:
Investigando o Sistema Solar e a viabilidade da vida fora da Terra
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.57Palavras-chave:
Ensino de astronomia, Transdisciplinaridade, software, Sequência didáticaResumo
O presente trabalho propôs uma Sequência Didática voltada ao 9° do Ensino Fundamental na área de ciências dentro do tema da Astronomia. Para desenvolve – lá adotamos como ferramenta didática principal o software astronômico SpaceEngine. Apresentamos a proposta no II Seminário Virtual de Astronomia da UESB, participaram como convidados docentes, discentes de várias universidades e estudantes do ensino médio. As habilidades da BNCC foram o ponto de partida para construção da sequência didática. Na apresentação mostramos como se executaria a dinâmica da proposta com a apresentação da parte operacional e didática da exploração do SpaceEngine aplicado ao conteúdo em tela. Por fim, foi fornecido um questionário on-line para a coleta de dados. Os resultados analisados nesse artigo expressam as respostas de 22 estudantes de licenciatura e nelas indicam que a maioria dos participantes usariam a sequência didática em sua originalidade o que mostra que o objetivo da pesquisa foi alcançado de forma satisfatória. O trabalho gerou inúmeras possibilidades de ampliação e melhorias sugeridas pelos participantes convidados do evento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Uiliam Almeida, Roberto Claudino Ferreira, Tânia Maria Hetkowski, Mariana Lemos Moreira, Ernande Oliveira Souza, Maria Eduarda da Silva Cruz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.