CONSTELAÇÕES EM SALA DE AULA
UMA PRÁTICA DOCENTE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.44Palavras-chave:
Constelações, Prática docente, Ensino de Astronomia, Materiais didáticosResumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar a organização do ensino do tema de constelações por meio de um relato de experiências de uma prática docente em um curso de formação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os oito alunos da licenciatura em física cursaram a disciplina de Introdução à Astronomia e Astronáutica ao longo do primeiro semestre de 2022 e um dos temas tratados foi as constelações, suas origens e a necessidade destas para o mundo antigo e ainda para o contemporâneo. As metodologias utilizadas para tratar o tema englobavam a utilização de materiais impressos em 3D, a construção de maquete de uma constelação escolhida por eles, aulas expositivas sobre o tema e, por fim, a utilização de um planisfério para o mapeamento do céu. Os alunos demonstraram entendimento completo sobre a função social das constelações em civilizações antigas, evidenciaram também a necessidade de aprofundamento do conteúdo e aprovaram a metodologia utilizada como fator preponderante para leva-los ao entendimento dos aspectos relacionados às constelações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 hualan patrício pacheco, Laffert Gomes Ferreira da Silva, Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Eduardo Rodrigues Mamédio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.