CONSTELAÇÕES EM SALA DE AULA

UMA PRÁTICA DOCENTE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Hualan Patrício Pacheco Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Laffert Gomes Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
  • Marli Lúcia Tonatto Zibetti Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Eduardo Rodrigues Mamédio

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.44

Palavras-chave:

Constelações, Prática docente, Ensino de Astronomia, Materiais didáticos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar a organização do ensino do tema de constelações por meio de um relato de experiências de uma prática docente em um curso de formação de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Os oito alunos da licenciatura em física cursaram a disciplina de Introdução à Astronomia e Astronáutica ao longo do primeiro semestre de 2022 e um dos temas tratados foi as constelações, suas origens e a necessidade destas para o mundo antigo e ainda para o contemporâneo. As metodologias utilizadas para tratar o tema englobavam a utilização de materiais impressos em 3D, a construção de maquete de uma constelação escolhida por eles, aulas expositivas sobre o tema e, por fim, a utilização de um planisfério para o mapeamento do céu. Os alunos demonstraram entendimento completo sobre a função social das constelações em civilizações antigas, evidenciaram também a necessidade de aprofundamento do conteúdo e aprovaram a metodologia utilizada como fator preponderante para leva-los ao entendimento dos aspectos relacionados às constelações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-12-2023

Como Citar

Pacheco, H. P., Gomes Ferreira da Silva, L., Tonatto Zibetti, M. L., & Rodrigues Mamédio, E. . (2023). CONSTELAÇÕES EM SALA DE AULA: UMA PRÁTICA DOCENTE EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(36), 44–61. https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.44

Edição

Seção

Artigos