A Epistemologia Genética na Relação Período-Luminosidade de Henrietta Leavitt
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.22Palavras-chave:
Henrietta Leavitt, Epistemologia Genética, Relação Período-Luminosidade, Estrelas variáveis, cefeidasResumo
A Epistemologia Genética avalia os processos de aprendizagem que toda pessoa passa ao apreender um novo conceito, a qual usualmente se associa ao desenvolvimento infantil, mas não se limita a este. Neste trabalho, como forma de exemplificar tal processo para além do desenvolvimento da criança, propõe-se apresentar um estudo de caso, sob a ótica da Epistemologia Genética de Piaget, acerca dos processos de aprendizagem pelos quais Henrietta Leavitt passou ao desenvolver a Relação Período-Luminosidade das estrelas variáveis cefeidas. Dessa forma, ao passo em que se trabalha o desenvolvimento de tal relação, evidencia-se também a participação de uma mulher na construção da Astronomia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a partir das bases documentais-bibliográficas escritas pela astrônoma. Foram analisados dois trabalhos escritos por ela, partindo de dois movimentos: apresentação descritiva do caso da astrônoma e desenvolvimento da compreensão da Relação Período-Luminosidade (RPL) das estrelas variáveis cefeidas, seguido da apresentação de uma analítica hermenêutico-conceitual ancorada nos conceitos piagetianos. Com as análises realizadas, foi possível identificar as fases do conhecimento segundo Piaget, mostrando uma técnica possível de ser utilizada da Epistemologia Genética para além do desenvolvimento infantil.
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Copyright (c) 2023 Bárbara Almeida Silvério, Camila Maria Sitko, Alexandre Luiz Polizel
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