OS DETRITOS ESPACIAIS E A SUSTENTABILIDADE ORBITAL TERRESTRE:
UMA PROPOSTA DE ENSINO VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.36.82Palavras-chave:
Sustentabilidade, Detrito espacial, Astronomia, Educação básicaResumo
A utilização e o acesso ao nosso ambiente espacial representam um verdadeiro avanço para a humanidade. Grande parte da vida contemporânea é dependente do aparato tecnológico enviado e estabelecido em órbita do planeta Terra, que beneficia muitas áreas de nossas atividades, nos fornece vários serviços e dinamiza a economia, além de possibilitar a aquisição de conhecimentos para a evolução da ciência e da exploração espacial. Porém, esse enorme potencial, gerado no espaço orbital, pode estar ameaçado de destruição pelo crescente número dos detritos espaciais (lixo espacial). Nessa perspectiva, em analisar a fragilidade e possíveis ameaças a este ambiente espacial, é que foi estabelecida a interdisciplinaridade e a inserção da Astronomia na sala de aula. A Astronomia possui um potencial substancial para se associar as disciplinas do currículo básico escolar brasileiro, auxiliando com o desenvolvimento de conceitos e do pensamento científico, e favorecendo várias contribuições para o ensino das Ciências Humanas, em particular, a Geografia. A proposta metodológica adotada para o desenvolvimento deste estudo nos anos finais do ensino fundamental foi pautada em oficinas temáticas, que foram realizadas com o engajamento dos alunos, na perspectiva de um aprendizado significativo e que desenvolva nos discentes o interesse e a busca pelo conhecimento científico.
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Copyright (c) 2023 Valeria Santos Corbacho, Jean Paulo Dos Santos Carvalho
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