A perspectiva dos professores dos Anos Iniciais acerca do uso e da criação de jogos analógicos no Ensino de Astronomia
DOI:
https://doi.org/10.37156/RELEA/2024.37.6Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Astronomia, JogosResumo
Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao uso e à criação de jogos para o ensino da Astronomia. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com professores da rede municipal de Curitiba que lecionam Ciências ou em áreas afins, como Ciência e Tecnologias (prática da Educação Integral) e Farol do Saber Inovação (Laboratório Maker), por meio de um questionário online aplicado pelo Google Forms. Um total de 43 questionários foram respondidos, fornecendo dados sobre a eficácia dos jogos analógicos no ensino de Astronomia, bem como as discussões sobre suas potencialidades e desafios. A partir da análise de conteúdo, concluímos que tanto o uso quanto a criação de jogos são recursos promissores para o ensino da Astronomia, pois permitem a exploração de conceitos astronômicos em sala de aula e incentivam os professores a buscar conhecimentos específicos nessa área. No entanto, os participantes identificaram alguns desafios, destacando a necessidade de mais formação e materiais de apoio específicos para a implementação eficaz dos jogos no contexto educacional.
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- 02-07-2024 (2)
- 26-05-2024 (1)
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Copyright (c) 2024 Vanessa Simões da Silva Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Roberta Chiesa Bartelmebs
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