A perspectiva dos professores dos Anos Iniciais acerca do uso e da criação de jogos analógicos no Ensino de Astronomia

Autores

  • Vanessa Simões da Silva Oliveira Universidade Tecnológica do Paraná
  • Marcos Antonio Florczak UTFPR
  • Roberta Chiesa Bartelmebs UFPR

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.130

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Anos Iniciais, Astronomia, Jogos

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a perspectiva dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em relação ao uso e à criação de jogos para o ensino da Astronomia. Para isso, foi conduzida uma pesquisa com professores da rede municipal de Curitiba que lecionam Ciências ou em áreas afins, como Ciência e Tecnologias (prática da Educação Integral) e Farol do Saber Inovação (Laboratório Maker), por meio de um questionário online aplicado pelo Google Forms. Um total de 43 questionários foram respondidos, fornecendo dados sobre a eficácia dos jogos analógicos no ensino de Astronomia, bem como as discussões sobre suas potencialidades e desafios. A partir da análise de conteúdo, concluímos que tanto o uso quanto a criação de jogos são recursos promissores para o ensino da Astronomia, pois permitem a exploração de conceitos astronômicos em sala de aula e incentivam os professores a buscar conhecimentos específicos nessa área. No entanto, os participantes identificaram alguns desafios, destacando a necessidade de mais formação e materiais de apoio específicos para a implementação eficaz dos jogos no contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Florczak, UTFPR

Professor Doutor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Roberta Chiesa Bartelmebs, UFPR

Professora Doutora na Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

26-05-2024 — Atualizado em 26-05-2024

Como Citar

da Silva Oliveira, V. S., Florczak, M. A., & Chiesa Bartelmebs, R. (2024). A perspectiva dos professores dos Anos Iniciais acerca do uso e da criação de jogos analógicos no Ensino de Astronomia. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(37), 130–154. https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.130

Edição

Seção

Artigos