A Astronomia no Ensino Fundamental contextualizando a mecânica

uma abordagem híbrida

Autores

  • Luiz Otavio Buffon Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF - Coordenação de Física - Coordenação do mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0001-7771-0842
  • Alice Viviane Leles Secretaria da Educação de Vila Velha - ES https://orcid.org/0009-0005-8883-2518
  • Robson Leone Evangelista Núcleo de Estruturação do Ensino de Física - NEEF - Coordenação de Física - Coordenação do mestrado em Ensino de Física - Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Cariacica https://orcid.org/0000-0002-9177-5201

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.27-60

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Metodologias Ativas, Mecânica, Rotação por estações, Ensino Híbrido

Resumo

Na disciplina de Ciências do ensino fundamental observa-se que os conteúdos relacionados à Astronomia conseguem despertar mais a curiosidade e o interesse dos alunos do que os conteúdos de Física. Visto que a Astronomia utiliza muitos conceitos e princípios da Física, um estudo conjunto dessas duas áreas pode melhorar o interesse e o aprendizado dos alunos. Assim, nesse artigo, analisamos a construção e a aplicação de um produto educacional que utiliza a Astronomia como uma forma de contextualizar alguns conteúdos da Física, mais especificamente a Mecânica. A proposta foi fundamentada em metodologias ativas e no Ensino Híbrido, utilizando a Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e uma Rotação por Estações de trabalho, com o objetivo de proporcionar a participação dos alunos. A aplicação ocorreu no nono ano do ensino fundamental numa escola pública municipal de Vila Velha/ES. As atividades envolveram simulações computacionais, experimentos, vídeos e leitura de textos. Um jogo foi desenvolvido e aplicado com o intuito de abordar características da dinâmica do movimento dos planetas rochosos. Através da pesquisa realizada foi possível encontrar indícios do desenvolvimento de engajamento, de participação mais ativa dos alunos e de aprendizagem de alguns conceitos trabalhados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-11-2024

Como Citar

Buffon, L. O., Leles, A. V., & Evangelista, R. L. . (2024). A Astronomia no Ensino Fundamental contextualizando a mecânica: uma abordagem híbrida. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(38), 27–60. https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.27-60

Edição

Seção

Artigos