A Astronomia no Ensino Fundamental contextualizando a mecânica
uma abordagem híbrida
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.27-60Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Ensino de Física, Metodologias Ativas, Mecânica, Rotação por estações, Ensino HíbridoResumo
Na disciplina de Ciências do ensino fundamental observa-se que os conteúdos relacionados à Astronomia conseguem despertar mais a curiosidade e o interesse dos alunos do que os conteúdos de Física. Visto que a Astronomia utiliza muitos conceitos e princípios da Física, um estudo conjunto dessas duas áreas pode melhorar o interesse e o aprendizado dos alunos. Assim, nesse artigo, analisamos a construção e a aplicação de um produto educacional que utiliza a Astronomia como uma forma de contextualizar alguns conteúdos da Física, mais especificamente a Mecânica. A proposta foi fundamentada em metodologias ativas e no Ensino Híbrido, utilizando a Instrução pelos Colegas (Peer Instruction) e uma Rotação por Estações de trabalho, com o objetivo de proporcionar a participação dos alunos. A aplicação ocorreu no nono ano do ensino fundamental numa escola pública municipal de Vila Velha/ES. As atividades envolveram simulações computacionais, experimentos, vídeos e leitura de textos. Um jogo foi desenvolvido e aplicado com o intuito de abordar características da dinâmica do movimento dos planetas rochosos. Através da pesquisa realizada foi possível encontrar indícios do desenvolvimento de engajamento, de participação mais ativa dos alunos e de aprendizagem de alguns conceitos trabalhados.
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Copyright (c) 2024 Luiz Otavio Buffon, Alice Viviane Leles, Robson Leone Evangelista
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