ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS: ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM ASTROBIOLOGIA

Autores

  • Izabeli de Castro Lesbão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Jhennifer Paloma do Nascimento Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rondônia, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4765-3968
  • Raul Afonso Pommer-Barbosa Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil https://orcid.org/0000-0002-1914-5184

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.7-30

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Astrobiologia, Jogos didáticos

Resumo

Um dos maiores desafios da docência em Ciências na atualidade é tornar as aulas mais interessantes, criativas, dinâmicas e significativas para os educandos. Os jogos didáticos com ênfase em Astrobiologia representam uma excelente ferramenta lúdica de aprendizagem, pois estimulam a motivação, a curiosidade e o interesse dos alunos. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento sobre o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências, com foco na Astrobiologia, a fim de obter informações sobre o panorama atual dessa potencial área de ensino. Para isso, foi necessário identificar as produções científicas mais relevantes relacionadas ao uso de jogos no ensino de Astrobiologia no Brasil. A pesquisa foi conduzida por meio de um levantamento bibliográfico de cunho descritivo, utilizando mapeamentos e análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados indicaram que a maioria das produções se concentra na região Sudeste, sendo a temática mais abordada a Formação Planetária. De maneira geral, as aplicações analisadas demonstraram resultados positivos e satisfatórios. Conclui-se, portanto, que a Astrobiologia é uma área relativamente nova no Brasil, mas apresenta grande potencial como ferramenta educacional, possibilitando a implementação de aulas dinâmicas e criativas no ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhennifer Paloma do Nascimento Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Rondônia, Brasil

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura/Bacharelado pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (2009/2013), especialização em Auditoria, Perícia e Gestão Ambiental pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - FACIMED (2012). Mestra em Zoologia pela Universidade Federal de Mato Grosso, linha de pesquisa da Sistemática, Biogeografia e História Natural. Atualmente trabalha com análises morfológicas para sistemática filogenética de peixes curimatídeos. Professora do Instituto Federal Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Ariquemes, atuando na Educação Básica (ensino de Biologia) e no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (Sistemática Filogenética e Evolução).

Raul Afonso Pommer-Barbosa, Clube de Astronomia e Ciências de Rondônia, Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, Rondônia, Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e detém um Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Ademais, possui especializações em MBA Gestão Empresarial pela FGV e em Administração de Empresas, com foco em Marketing e Empreendedorismo pela ESPM-SP, além de uma graduação em Ciências Biológicas pela UNINOVE.

Downloads

Publicado

11-05-2025

Como Citar

Lesbão, I. de C., Ribeiro, J. P. do N., & Pommer-Barbosa, R. A. . (2025). ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS: ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM ASTROBIOLOGIA. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(39), 7–30. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.7-30

Edição

Seção

Artigos