ANÁLISE DE JOGOS DIDÁTICOS: ENSINO DE CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM ASTROBIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.7-30Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Astrobiologia, Jogos didáticosResumo
Um dos maiores desafios da docência em Ciências na atualidade é tornar as aulas mais interessantes, criativas, dinâmicas e significativas para os educandos. Os jogos didáticos com ênfase em Astrobiologia representam uma excelente ferramenta lúdica de aprendizagem, pois estimulam a motivação, a curiosidade e o interesse dos alunos. O presente estudo teve como objetivo realizar um levantamento sobre o uso de jogos didáticos no ensino de Ciências, com foco na Astrobiologia, a fim de obter informações sobre o panorama atual dessa potencial área de ensino. Para isso, foi necessário identificar as produções científicas mais relevantes relacionadas ao uso de jogos no ensino de Astrobiologia no Brasil. A pesquisa foi conduzida por meio de um levantamento bibliográfico de cunho descritivo, utilizando mapeamentos e análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Os resultados indicaram que a maioria das produções se concentra na região Sudeste, sendo a temática mais abordada a Formação Planetária. De maneira geral, as aplicações analisadas demonstraram resultados positivos e satisfatórios. Conclui-se, portanto, que a Astrobiologia é uma área relativamente nova no Brasil, mas apresenta grande potencial como ferramenta educacional, possibilitando a implementação de aulas dinâmicas e criativas no ensino de Ciências.
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