Astronomia Cultural no Ensino Médio
Uma Sequência Didática para a abordagem das constelações celestes indígenas
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.61-91Palavras-chave:
CONSTELAÇÕES INDÍGENAS; ENSINO DE ASTRONOMIA; ASTRONOMIA CULTURALResumo
Este trabalho é o desdobramento de um projeto de pesquisa do programa de doutorado profissional em educação escolar (PPGEEPROF) e tem como objetivo a proposição de uma sequência didática para o ensino de constelações celestes indígenas no ensino básico em disciplinas que tenham transversalidade com a astronomia. A necessidade de tratar desses conhecimentos de povos originários já aparece na legislação há muitos anos, no entanto as formas de trabalhá-lo não são delimitadas por esses documentos, abrindo assim diversas possibilidades de abordagem desses conteúdos e desse conhecimento cultural. É apresentado um material didático para o ensino das quatro constelações mais abrangentes das culturas indígenas tupi-guarani (constelações do homem velho, da anta, da ema e do veado), os mitos que estão relacionadas e como obter esse material para o ensino dos conteúdos. Ao final é apresentado o resultado de uma prática docente em que utilizamos o material desenvolvido associado à sequência didática proposta, mostrando que as constelações de origem indígena despertam interesse semelhante às que foram consolidadas em 1930 pela união astronômica internacional, evidenciando assim a necessidade de valorizar a cultura dos povos originários.
Palavras-Chave: Constelações Indígenas; Ensino de Astronomia; Astronomia Cultural.
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Copyright (c) 2024 Kenedy Daniel Calegari Furtado, Hualan Patrício Pacheco , Fernando Dall Igna
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