Astronomia Cultural no Ensino Médio

Uma Sequência Didática para a abordagem das constelações celestes indígenas

Autores

  • Kenedy Daniel Calegari Furtado Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Departamento de Física
  • Hualan Patrício Pacheco Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Rondônia
  • Fernando Dall Igna Instituto Federal de Ciências e Tecnologia de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.61-91

Palavras-chave:

CONSTELAÇÕES INDÍGENAS; ENSINO DE ASTRONOMIA; ASTRONOMIA CULTURAL

Resumo

Este trabalho é o desdobramento de um projeto de pesquisa do programa de doutorado profissional em educação escolar (PPGEEPROF) e tem como objetivo a proposição de uma sequência didática para o ensino de constelações celestes indígenas no ensino básico em disciplinas que tenham transversalidade com a astronomia. A necessidade de tratar desses conhecimentos de povos originários já aparece na legislação há muitos anos, no entanto as formas de trabalhá-lo não são delimitadas por esses documentos, abrindo assim diversas possibilidades de abordagem desses conteúdos e desse conhecimento cultural. É apresentado um material didático para o ensino das quatro constelações mais abrangentes das culturas indígenas tupi-guarani (constelações do homem velho, da anta, da ema e do veado), os mitos que estão relacionadas e como obter esse material para o ensino dos conteúdos. Ao final é apresentado o resultado de uma prática docente em que utilizamos o material desenvolvido associado à sequência didática proposta, mostrando que as constelações de origem indígena despertam interesse semelhante às que foram consolidadas em 1930 pela união astronômica internacional, evidenciando assim a necessidade de valorizar a cultura dos povos originários.

Palavras-Chave: Constelações Indígenas; Ensino de Astronomia; Astronomia Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24-11-2024

Como Citar

Calegari Furtado, K. D., Patrício Pacheco , H. ., & Dall Igna, F. . (2024). Astronomia Cultural no Ensino Médio: Uma Sequência Didática para a abordagem das constelações celestes indígenas. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(38), 61–91. https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.61-91

Edição

Seção

Artigos