Potencialidades do "Guia Mangá: Universo" como ferramenta didática à luz da Teoria Crítica de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.120-148Palavras-chave:
Literatura, Interdisciplinaridade, Leitura, História da ciência, Filosofia da ciênciaResumo
Costumeiramente lidos com cunho lúdico para laser, os mangás vem abordando uma vasta gama de assuntos e chegando mesmo a intenções educativas. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar as potencialidades didáticas do guia mangá “Universo” à luz da teoria crítica de Paulo Freire. Este trabalho é de natureza básica, tem abordagem qualitativa, possui objetivos exploratórios, utiliza de procedimentos de análise documental, de modo que os dados são analisados com base na pedagogia crítica de Paulo Freire. Os dados encontrados evidenciam que as potencialidades deste instrumento tornam viável o uso na educação formal brasileira como forma de alcançar uma alfabetização científica crítica que se valha das dimensões técnica, política e epistemológica do conhecimento astronômico. Ao passo que os níveis de ensino vão subindo, o mangá vai se articulando com os conteúdos e a profundidade necessária, podendo também ser superada pelo encaminhamento didático do educador até os cursos de graduação.
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