Potencialidades do "Guia Mangá: Universo" como ferramenta didática à luz da Teoria Crítica de Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.120-148

Palavras-chave:

Literatura, Interdisciplinaridade, Leitura, História da ciência, Filosofia da ciência

Resumo

Costumeiramente lidos com cunho lúdico para laser, os mangás vem abordando uma vasta gama de assuntos e chegando mesmo a intenções educativas. Por isso, o objetivo deste trabalho é investigar as potencialidades didáticas do guia mangá “Universo” à luz da teoria crítica de Paulo Freire. Este trabalho é de natureza básica, tem abordagem qualitativa, possui objetivos exploratórios, utiliza de procedimentos de análise documental, de modo que os dados são analisados com base na pedagogia crítica de Paulo Freire. Os dados encontrados evidenciam que as potencialidades deste instrumento tornam viável o uso na educação formal brasileira como forma de alcançar uma alfabetização científica crítica que se valha das dimensões técnica, política e epistemológica do conhecimento astronômico. Ao passo que os níveis de ensino vão subindo, o mangá vai se articulando com os conteúdos e a profundidade necessária, podendo também ser superada pelo encaminhamento didático do educador até os cursos de graduação.

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Biografia do Autor

Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Campo Mourão.

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Física com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, é professor permanente e coordenador adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. É coordenador da linha 4: Educação em espaçoes não formais e Divulgação científica) do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências).

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Publicado

22-11-2025

Como Citar

Orso da Fonseca, M., & Corci Batista, M. (2025). Potencialidades do "Guia Mangá: Universo" como ferramenta didática à luz da Teoria Crítica de Paulo Freire . Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(40), 119–147. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.120-148

Edição

Seção

Artigos