A Astronomia Indígena da América do Sul e a Inteligência Artificial na construção de novas narrativas para o Ensino de Ciências

Autores

  • Nairys Costa de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Mairton Cavalcante Romeu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Maria Cleide da Silva Barroso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.186-216

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Astronomia Indígena, Ensino de Astronomia, Ensino de Ciências

Resumo

Este trabalho explora o potencial da inteligência artificial (IA) como ferramenta para fortalecer e difundir as cosmologias indígenas da América do Sul, especificamente no campo da Astronomia. Por meio da criação de novas narrativas e recursos didáticos, busca-se promover uma maior interação entre a ciência ocidental e os conhecimentos tradicionais, contribuindo para o combate ao racismo epistêmico e a valorização da diversidade cultural. O estudo se trata de um ensaio teórico e se debruça sobre a lacuna existente na literatura científica a respeito do uso da IA para fortalecer a identidade cultural indígena e promover a justiça social. A partir de uma revisão bibliográfica sobre Astronomia Indígena, IA e educação em Ciências, o artigo problematiza o modelo atual de interculturalidade na área da inteligência artificial, propondo novas perspectivas para a construção de tecnologias mais inclusivas e equitativas. Ao explorar as possibilidades de aplicação da IA na Educação em Ciências, este artigo tem como objetivo estimular o desenvolvimento de recursos educacionais que valorizem as cosmovisões indígenas, promovendo uma compreensão mais profunda a respeito do Universo e fomentando atitudes de respeito e cuidado com os povos originários e o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nairys Costa de Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda no Programa de doutorado acadêmico em Ensino RENOEN pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Bolsista pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP, com pesquisa sobre Ensino de Astronomia Indígena em andamento (Indigenous Knowledge Systems IKS). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE - PGECM), Campus Fortaleza, com especialização em Teoria, Metodologia e Práticas de Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Tabuleiro do Norte. Além disso, possui especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e é licenciada em Física pela Universidade Federal do Ceará - UFC, atualmete cursa Licenciatura em Matemática pela Universidade Estácio de Sá. Com enfoque em pesquisas em ensino de Física, Ensino de Astronomia com ênfase em instrumentos ópticos e Astronomia Indígena, dedica-se a investigações relacionadas ao Ensino, divulgação científica, literacia científica no Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e currículo. É revisora de periódicos e membro regular da Sociedade Brasileira de Física (SBF). 

Mairton Cavalcante Romeu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor titular do Departamento de Física e Matemática do Instituto Federal do Ceará - IFCE, campus Fortaleza. Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. 

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN).

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

Freitas, N. C. de, Romeu, M. C., & Barroso, M. C. da S. (2025). A Astronomia Indígena da América do Sul e a Inteligência Artificial na construção de novas narrativas para o Ensino de Ciências. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(40), 186–215. https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.40.186-216

Edição

Seção

Artigos