FÍSICA E ARTE NAS ESTAÇÕES DO ANO

Autores

  • Glória Pessôa Queiroz Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
  • Maria da Conceição Barbosa Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil.
  • Maria das Mercês Navarro Vasconcellos Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil.

Palavras-chave:

Estações do ano, concepções alternativas, modelagem, ciência e arte, interdisciplinaridade.

Resumo

O artigo trata do tema das Estações do Ano, explorando elementos da Ciência e da Arte como forma de motivar estudantes ou público de museus de ciência e tecnologia a compreendê-lo a partir de vivências culturais atuais e de outras épocas. A  Física se junta à Astronomia para explicar o fenômeno, enquanto a Música e a Pintura possibilitam a imersão no tema em meio a muitas viagens à imaginação capazes de despertar emoções.Uma proposta didática é apresentada e justificada por consensos das muitas pesquisas na área de ensino-aprendizagem de ciências, desde os que se referem às persistentes concepções alternativas acerca das causas das mudanças observadas nas diferentes épocas do ano até à modelagem qualitativa de fenômenos que recorre a modelos pedagógicos tridimensionais. Tal proposta foi desenvolvida na atividade “Bate papo Hiperinteressante: As Quatro Estações, Ciência e Arte” realizada no primeiro domingo do mês de agosto de 2003 no Museu de Astronomia.

 

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Publicado

01-12-2004

Como Citar

Queiroz, G. P., Lima, M. da C. B., & Vasconcellos, M. das M. N. (2004). FÍSICA E ARTE NAS ESTAÇÕES DO ANO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (1), 33–54. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/51

Edição

Seção

Artigos