TEMAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULOS E INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

Palavras-chave:

Feiras de Ciências, BNCC, Currículo, Interdisciplinaridade, Astronomia.

Resumo

Este trabalho apresenta levantamento realizado a partir de uma análise documental dos anais de nove edições de feiras de ciências promovidas por uma universidade comunitária do Rio Grande do Sul, visando mapear conteúdos e possíveis abordagens interdisciplinares em pesquisas escolares que envolvem temas de Astronomia. Sob uma perspectiva teórica que considera as feiras como um espaço profícuo de incentivo à iniciação e educação científicas, trabalha-se com a premissa de que esses contextos estão permeados de maior autonomia de escolha de temas de estudo do que habitualmente ocorre em contextos formais de ensino. Assim, a maior ou menor presença de temáticas da Astronomia poderia favorecer práticas de ensino e pesquisa inspiradas na interdisciplinaridade. A análise documental realizada detectou dezesseis trabalhos, nos níveis do Ensino Fundamental ou Médio, ligados à Astronomia, com preferência
por temas associados à Astronáutica e foguetes, seguidos de temas relacionados ao planeta Terra e à Cosmologia. Quanto à interdisciplinaridade, identificou-se diferentes níveis de integração, desde conexões internas às temáticas pesquisadas até a integração de duas ou mais disciplinas escolares nas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-07-2021

Como Citar

Gonzatti, S. E. M., Maman, A. S. de, & Guarienti, D. B. (2021). TEMAS DE ASTRONOMIA EM FEIRAS DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULOS E INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (31), 67–87. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/579

Edição

Seção

Artigos