PANORAMA DE PESQUISAS EM ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA TESES E DISSERTAÇÕES

Autores

  • Mayara Hilgert Pacheco Universidade Estadual de Maringá
  • Marli Schmitt Zanella Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Teses e Dissertações, Revisão Bibliográfica.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar o que revelam as pesquisas produzidas entre 2008 e 2018 sobre ensino de astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Banco de Teses da Capes e Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia, utilizando as palavras “ensino de astronomia”. Foram identificados e analisados vinte e três pesquisas. Os resultados indicam que o ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma área pouco explorada e revelam que: (1) há necessidade de repensar a formação inicial dos professores, visto que, durante a graduação muitos não tem contato com conteúdos de Astronomia; (2) os cursos de formação continuada podem suprir dificuldades do conhecimento e metodológicas do professor e (3) as pesquisas acadêmicas devem chegar até o professor dos anos iniciais para que estes possam participar de discussões acadêmicas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-01-2020

Como Citar

Pacheco, M. H., & Zanella, M. S. (2020). PANORAMA DE PESQUISAS EM ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA TESES E DISSERTAÇÕES. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 113–132. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/423

Edição

Seção

Artigos