PANORAMA DE PESQUISAS EM ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS: UM OLHAR PARA TESES E DISSERTAÇÕES
Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Teses e Dissertações, Revisão Bibliográfica.Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar o que revelam as pesquisas produzidas entre 2008 e 2018 sobre ensino de astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir de uma revisão bibliográfica na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, no Banco de Teses da Capes e Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia, utilizando as palavras “ensino de astronomia”. Foram identificados e analisados vinte e três pesquisas. Os resultados indicam que o ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental é uma área pouco explorada e revelam que: (1) há necessidade de repensar a formação inicial dos professores, visto que, durante a graduação muitos não tem contato com conteúdos de Astronomia; (2) os cursos de formação continuada podem suprir dificuldades do conhecimento e metodológicas do professor e (3) as pesquisas acadêmicas devem chegar até o professor dos anos iniciais para que estes possam participar de discussões acadêmicas sobre o tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.