O EPISÓDIO DA QUEDA DO METEORITO SERRA DE MAGÉ NUMA ABORDAGEM DE ENSINO DE ASTRONOMIA
Palavras-chave:
Ensino de ciências, Ensino de Astronomia, Meteorito Serra de Magé.Resumo
O presente artigo apresenta um recorte de resultados obtidos em um trabalho de Dissertação, onde discutimos algumas problemáticas existentes nos processos de ensino aprendizagem de conceitos científicos e as possíveis contribuições de temas astronômicos no Ensino de Ciências. Com isso, abordamos como tema astronômico, o episódio da queda do meteorito Serra de Magé, vendo nesse episódio uma ferramenta interessante para favorecer a aprendizagem científica. Assim, organizamos uma interlocução em uma escola do estado de Pernambuco, visando uma construção mais estruturada de significados científicos. Utilizamos audiogravação como instrumento de coleta de dados, analisando-os sob a perspectiva da Análise de Discurso. Percebemos assim, que temas astronômicos no Ensino de Ciências podem contribuir para a motivação, o entusiasmo e a curiosidade dos estudantes, considerando a atenção e o envolvimento desses diante do episódio abordado. Além disso, também depreendemos, a importância da contextualização e da valorização das concepções prévias dos estudantes para propiciar a construção de conhecimento cientifico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nadine de Oliveira, Alexandro Cardoso Tenório, Antonio Carlos da Silva Miranda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.