ANÁLISE DOS CONTEÚDOS DE ASTRONOMIA NAS EMENTAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.34.007Palavras-chave:
Astronomia, Formação de Professores, Análise CurricularResumo
A Astronomia passou a ser objeto de conhecimento em todas as etapas da Educação Básica, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em vista disso, a presente pesquisa, de caráter qualitativo, teve como objetivo analisar os conteúdos de Astronomia abordados pelos cursos de licenciatura em Ciências da Natureza, em Física e em Pedagogia. Os dados foram coletados em função da data de publicação dos currículos, da natureza dos conteúdos presentes nas ementas curriculares, e por fim, foi analisado se os conteúdos dos cursos formação docente relacionavam-se com os objetos de conhecimento apresentados na BNCC. Para o recorte desta pesquisa, foram consideradas as disciplinas obrigatórias, de cursos presenciais oferecidos por universidades públicas federais, desconsiderando disciplinas eletivas ou optativas. Os resultados mostram que as universidades têm dificuldades em manter seus currículos atualizados em relação à Educação Básica, e que os conteúdos de Astronomia presentes nas ementas, em sua maioria, são em disciplinas com diversos assuntos diferentes, e que não focam especificamente nesta temática, sugerindo possivelmente uma abordagem superficial. E por fim, os conteúdos de Astronomia encontrados nas ementas dos cursos de Licenciatura revelam que eles não abordam a totalidade dos objetos de conhecimento relacionados à Astronomia previstos pela BNCC.
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Copyright (c) 2023 Diego Nascimento Oliveira, Tassiana Carvalho
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