Ensino não formal, informal e divulgação da Astronomia:

Contribuições de um grupo de estudos

Autores

  • Thaiana Magna Moura Saldanha Secretaria da Educação do Ceará
  • Leonardo Tavares de Oliveira
  • Fernando Martins de Paiva
  • Francisco Gomes Menezes da Silva
  • Larissa Almeida Batista

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.41

Palavras-chave:

Divulgação da Astronomia, Ensino de Astronomia, Espaços de Ensino, GEAZ

Resumo

Este artigo tem por objetivo delinear ações de ensino e divulgação da astronomia, mediadas pelo Grupo de Estudos em Astronomia Zênite (GEAZ), para a comunidade acadêmica e não acadêmica da região Centro-Sul do Ceará, nos diferentes espaços de ensino. Apresenta um relato de experiência da atuação do grupo em contextos de ensino não formal, informal e divulgação da astronomia, mostrando, quantitativamente, a relevância destas atividades para as instituições da região. Destaca-se também a importância de discussões em torno dos conhecimentos dos participantes sobre essa antiga ciência. Dispondo de um planetário itinerante, telescópio e de realizações de palestras e oficinas, o grupo promove ações mediante agendamentos, junto ao professor coordenador. As intervenções são desenvolvidas na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, nas instituições solicitantes e em eventos nos diversos espaços de ensino. No período de três anos, aproximadamente 7.000 pessoas participaram das ações, sendo a maioria deste público oriundo de instituições públicas. Ao longo das visitas, foi possível dirimir várias dúvidas dos participantes, expor conteúdos de forma diferenciada e notar que as atividades mais entusiasmantes para o público ocorreram com o planetário itinerante e telescópio

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-07-2023

Como Citar

Moura Saldanha, T. M., Tavares de Oliveira, L. . ., Martins de Paiva , F. ., Gomes Menezes da Silva , F. ., & Almeida Batista , L. . (2023). Ensino não formal, informal e divulgação da Astronomia:: Contribuições de um grupo de estudos. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (35), 41–56. https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.41

Edição

Seção

Artigos