Ensino não formal, informal e divulgação da Astronomia:
Contribuições de um grupo de estudos
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2023.35.41Palavras-chave:
Divulgação da Astronomia, Ensino de Astronomia, Espaços de Ensino, GEAZResumo
Este artigo tem por objetivo delinear ações de ensino e divulgação da astronomia, mediadas pelo Grupo de Estudos em Astronomia Zênite (GEAZ), para a comunidade acadêmica e não acadêmica da região Centro-Sul do Ceará, nos diferentes espaços de ensino. Apresenta um relato de experiência da atuação do grupo em contextos de ensino não formal, informal e divulgação da astronomia, mostrando, quantitativamente, a relevância destas atividades para as instituições da região. Destaca-se também a importância de discussões em torno dos conhecimentos dos participantes sobre essa antiga ciência. Dispondo de um planetário itinerante, telescópio e de realizações de palestras e oficinas, o grupo promove ações mediante agendamentos, junto ao professor coordenador. As intervenções são desenvolvidas na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu, nas instituições solicitantes e em eventos nos diversos espaços de ensino. No período de três anos, aproximadamente 7.000 pessoas participaram das ações, sendo a maioria deste público oriundo de instituições públicas. Ao longo das visitas, foi possível dirimir várias dúvidas dos participantes, expor conteúdos de forma diferenciada e notar que as atividades mais entusiasmantes para o público ocorreram com o planetário itinerante e telescópio
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 THAIANA MAGNA MOURA SALDANHA, Leonardo Tavares de Oliveira, Fernando Martins de Paiva , Francisco Gomes Menezes da Silva , Larissa Almeida Batista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.