FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA DISSERTAÇÕES E PRODUTOS EDUCACIONAIS DE MESTRADOS PROFISSIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.37156/RELEA/2022.34.059Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, Formação de Professores, Estado da QuestãoResumo
Este artigo tem por finalidade estabelecer um quadro de pesquisas, em especial aquelas desenvolvidas no âmbito dos mestrados profissionais, em programas de pós-graduação, conexas à formação de professores para a promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolveu-se um estudo seguindo os princípios metodológicos do estado da questão. Na pesquisa feita, a partir de estudos desenvolvidos entre os anos de 2012 e 2021, buscou-se nos repositórios institucionais de Programas Profissionais de Pós-Graduação das áreas da Educação e do Ensino de Ciências e correlatos, em funcionamento no Brasil, dissertações que contemplassem discussões em torno da Formação de Professores para a promoção do Ensino de Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental. Os dados foram sistematizados de acordo com a natureza dos produtos desenvolvidos e seus respectivos enfoques teóricos. Em geral, os produtos propõem recursos didático-pedagógicos para se trabalhar a Astronomia em sala de aula e dialogam com as Teorias de Ausubel e Vygotsky e com os documentos oficiais sobre o Ensino de Ciências na Educação Básica. Ao fim da análise percebemos uma escassez de produções sobre o tema, ainda que o assunto esteja em discreta ascensão em relação à quantidade de produções.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Diego Pereira de Guimarães, Charles dos Santos Guidotti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.