Ensino de Astronomia para professores pedagogos:

um modelo didático

Autores

  • Carlos Mometti Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.176-204

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de Professores, Pedagogos, Astronomia

Resumo

Trabalhos recentes acerca do ensino de Astronomia, considerando o contexto brasileiro, têm apontado problemas que impossibilitam sua aprendizagem por parte dos alunos. Dentre aqueles destaca-se, sobremaneira, a área da formação de professores e suas reais dificuldades em desenvolver o ensino da Astronomia para crianças. Diante deste cenário, busca-se com o presente artigo apresentar um modelo para a formação continuada de professores pedagogos, direcionado para o ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, parte-se de uma breve discussão acerca da formação docente no Brasil para, em seguida, discorrer acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que permitiram a construção do referido modelo, o qual resultou de uma pesquisa realizada sobre o ensino da Astronomia para crianças, em uma instituição de ensino em São Paulo, Brasil. Como aproximações, o presente trabalho leva a uma proposta de desenvolvimento de formação básica para o ensino da Astronomia direcionada para professores pedagogos, bem como a possibilidade do ensino de conceitos basilares para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

30-11-2024

Como Citar

Mometti, C. (2024). Ensino de Astronomia para professores pedagogos:: um modelo didático. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(38), 176–204. https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.38.176-204

Edição

Seção

Artigos