Astronomia nos currículos dos cursos que habilitam para o ensino de Física no estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37156/RELEA/2024.37.5

Palavras-chave:

astronomia, formação inicial, ensino, educação básica, BNCC

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o currículo da formação inicial dos docentes de Licenciatura em Física, Ciências Naturais com habilitação em Física e Licenciatura integrada em Matemática e Física no estado do Pará. Os objetivos deste estudo foram: analisar e refletir sobre o currículo da formação inicial docente das IES do estado do Pará habilitados a ministrar conteúdos relativos à Astronomia; analisar o PPC dos cursos de Licenciatura, que habilitam a ministrar aulas de Física, das IES no estado do Pará; refletir se as disciplinas que envolvem a Astronomia contemplam a formação inicial docente para o ensino das competências e habilidades em Astronomia, na educação básica, previstas na BNCC. Realizou-se, então, uma pesquisa descritiva e exploratória, buscando mostrar a realidade da formação inicial de futuros docentes habilitados a ministrar a disciplina de Física na educação básica. Verificou-se, que apenas 36,86% cursos analisados oferecem disciplinas relativas à Astronomia. Portanto, pode-se concluir que os resultados obtidos explicitam a predominância da não oferta de conteúdos relacionados a temas de Astronomia nos cursos analisados no estado do Pará, o que tem um impacto negativo na formação inicial dos futuros docentes e, consequentemente, na abordagem dessa temática na educação básica.

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Biografia do Autor

Fábio Andrade de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e matemática pela UFPA/Reamec, mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física - SBF. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Piauí (2008). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Bragança. Já atuou nas IES: UFPI, UESPI, UEMA E IFMA. Professor da Educação Básica desde 2008 e Professor da Educação Superior desde 2009. Principais atuações na Educação Superior: Ex-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física - IFPA Campus Bragança, Coordenador de vários projetos de Extensão e Pesquisa. Professor de disciplinas Física I, Física II, Física III, Estágio Supervisionado, Metodologia/Instrumentação para o Ensino de Física. Realiza pesquisas na área de Ensino de Física com ênfase nas metodologias de Aprendizagem Significativa e Ensino por Investigação

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Publicado

26-05-2024

Como Citar

Moura, F. A. de, Gabrielle Silva Quintal , F., Azevedo da Costa , P. E. ., Fraiha-Martins , F. ., Denise Wielewski , G. ., & Marques Vasconcelos de Almeida, L. I. . (2024). Astronomia nos currículos dos cursos que habilitam para o ensino de Física no estado do Pará. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(37). https://doi.org/10.37156/RELEA/2024.37.5

Edição

Seção

Artigos