Astronomia nos currículos dos cursos que habilitam para o ensino de Física no estado do Pará
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.112Palavras-chave:
astronomia, formação inicial, ensino, educação básica, BNCCResumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o currículo da formação inicial dos docentes de Licenciatura em Física, Ciências Naturais com habilitação em Física e Licenciatura integrada em Matemática e Física no estado do Pará. Os objetivos deste estudo foram: analisar e refletir sobre o currículo da formação inicial docente das IES do estado do Pará habilitados a ministrar conteúdos relativos à Astronomia; analisar o PPC dos cursos de Licenciatura, que habilitam a ministrar aulas de Física, das IES no estado do Pará; refletir se as disciplinas que envolvem a Astronomia contemplam a formação inicial docente para o ensino das competências e habilidades em Astronomia, na educação básica, previstas na BNCC. Realizou-se, então, uma pesquisa descritiva e exploratória, buscando mostrar a realidade da formação inicial de futuros docentes habilitados a ministrar a disciplina de Física na educação básica. Verificou-se, que apenas 36,86% cursos analisados oferecem disciplinas relativas à Astronomia. Portanto, pode-se concluir que os resultados obtidos explicitam a predominância da não oferta de conteúdos relacionados a temas de Astronomia nos cursos analisados no estado do Pará, o que tem um impacto negativo na formação inicial dos futuros docentes e, consequentemente, na abordagem dessa temática na educação básica.
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Copyright (c) 2024 Fábio Andrade de Moura, Fernanda Gabrielle Silva Quintal , Pedro Eduardo Azevedo da Costa , France Fraiha-Martins , Gladys Denise Wielewski , Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida
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