Astronomia nos currículos dos cursos que habilitam para o ensino de Física no estado do Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.112

Palavras-chave:

astronomia, formação inicial, ensino, educação básica, BNCC

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma pesquisa sobre o currículo da formação inicial dos docentes de Licenciatura em Física, Ciências Naturais com habilitação em Física e Licenciatura integrada em Matemática e Física no estado do Pará. Os objetivos deste estudo foram: analisar e refletir sobre o currículo da formação inicial docente das IES do estado do Pará habilitados a ministrar conteúdos relativos à Astronomia; analisar o PPC dos cursos de Licenciatura, que habilitam a ministrar aulas de Física, das IES no estado do Pará; refletir se as disciplinas que envolvem a Astronomia contemplam a formação inicial docente para o ensino das competências e habilidades em Astronomia, na educação básica, previstas na BNCC. Realizou-se, então, uma pesquisa descritiva e exploratória, buscando mostrar a realidade da formação inicial de futuros docentes habilitados a ministrar a disciplina de Física na educação básica. Verificou-se, que apenas 36,86% cursos analisados oferecem disciplinas relativas à Astronomia. Portanto, pode-se concluir que os resultados obtidos explicitam a predominância da não oferta de conteúdos relacionados a temas de Astronomia nos cursos analisados no estado do Pará, o que tem um impacto negativo na formação inicial dos futuros docentes e, consequentemente, na abordagem dessa temática na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Andrade de Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e matemática pela UFPA/Reamec, mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Pará - UFPA em parceria com a Sociedade Brasileira de Física - SBF. Possui Pós-Graduação Lato Sensu em METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2009) e graduação em LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA pela Universidade Federal do Piauí (2008). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Bragança. Já atuou nas IES: UFPI, UESPI, UEMA E IFMA. Professor da Educação Básica desde 2008 e Professor da Educação Superior desde 2009. Principais atuações na Educação Superior: Ex-Coordenador do Curso de Licenciatura em Física - IFPA Campus Bragança, Coordenador de vários projetos de Extensão e Pesquisa. Professor de disciplinas Física I, Física II, Física III, Estágio Supervisionado, Metodologia/Instrumentação para o Ensino de Física. Realiza pesquisas na área de Ensino de Física com ênfase nas metodologias de Aprendizagem Significativa e Ensino por Investigação

Downloads

Publicado

26-05-2024

Como Citar

Moura, F. A. de, Gabrielle Silva Quintal , F., Azevedo da Costa , P. E. ., Fraiha-Martins , F. ., Denise Wielewski , G. ., & Marques Vasconcelos de Almeida, L. I. . (2024). Astronomia nos currículos dos cursos que habilitam para o ensino de Física no estado do Pará. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, 1(37), 112–129. https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.112

Edição

Seção

Artigos