USO DE TEXTOS HISTÓRICOS PARA UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA
Palavras-chave:
Natureza da Ciência, Textos Históricos de Natureza Pedagógica, História da Astronomia.Resumo
Este trabalho apresenta uma experiência de elaboração, aplicação e análise de Textos Históricos de Natureza Pedagógica envolvendo a recepção, aceitação e disseminação da obra de Nicolau Copérnico. Os textos históricos de natureza pedagógica foram utilizados em um curso de extensão que ocorreu na Universidade Federal do Piauí (UFPI) que contou com a participação de futuros professores de ciências no ensino fundamental, graduandos em Química, Biologia e Ciências da Natureza. Os professores em formação leram os textos e responderam questões referentes aos mesmos, as quais relacionavam aspectos da Natureza da Ciência e da História da Astronomia. Essa ferramenta didática foi utilizada de maneira explícita e reflexiva, com o objetivo de contextualizar os fatos, e subsidiar discussões acerca de aspectos relacionados à Natureza da Ciência. Dessa forma, este trabalho buscou avaliar a legitimidade do uso de textos históricos com finalidade pedagógica para uma melhor inserção da Natureza da Ciência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.