O PLANETÁRIO COMO AMBIENTE NÃO FORMAL PARA O ENSINO SOBRE O SISTEMA SOLAR
Palavras-chave:
Astronomia, planetário, Educação não formal.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma atividade de educação não formal, desenvolvida no planetário de uma Instituição de Ensino Superior, da qual participaram trinta e três alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual de um município próximo a São João del-Rei, Minas Gerais. A pesquisa buscou explorar um dos recursos educacionais do planetário como ambiente para o ensino sobre os astros do Sistema Solar. A atividade consistiu de uma sessão de cúpula em que houve a exibição de um filme sobre o Sistema Solar. Um mesmo questionário foi aplicado antes e após a atividade. Os resultados foram comparados por meio de testes estatísticos, apontando para uma diferença estatisticamente significativa das médias do pré e do pós-teste. São discutidas as potencialidades dos planetários como ambiente para a promoção da educação não formal e sua interface com a escola básica, visando suprir a demanda do ensino de Astronomia.
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