ESTRELAS VARIÁVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A OBSERVAÇÃO DE CEFEIDAS CLÁSSICAS NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Daniel Iria Machado Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Brasil.

Palavras-chave:

Estrelas variáveis, Cefeidas clássicas, Educação em Astronomia.

Resumo

Apresenta-se uma proposta didática para o ensino de Astronomia por meio da observação de estrelas variáveis, cujo brilho se altera com o passar do tempo. Aborda-se, em particular, o monitoramento de cefeidas clássicas, as quais exibem modificações regulares na intensidade da luz emitida em razão de efetuarem pulsações periódicas, com seu raio aumentando e diminuindo de maneira cíclica. Discute-se a relação existente entre o período de oscilação e a luminosidade de uma cefeida clássica, mostrando como esta propriedade faculta a determinação do quão afastada a estrela se encontra. Salienta-se a importância histórica e atual da observação de cefeidas clássicas para se estimar distâncias no Universo, com implicações para a formulação de modelos cosmológicos. Descreve-se uma sequência didática relacionada ao tema, estruturada em três momentos pedagógicos, englobando uma problematização inicial, a organização do conhecimento e a sistematização do conhecimento. Exemplifica-se esta proposta considerando-se o caso de ℓ Carinae, cefeida clássica suficientemente brilhante para ser investigada a olho nu. Busca-se evidenciar a possível contribuição de atividades observacionais para proporcionar contato com conceitos e técnicas da Astronomia e melhor compreensão de como a Ciência se desenvolve.

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Publicado

31-01-2020

Como Citar

Machado, D. I. (2020). ESTRELAS VARIÁVEIS NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA PROPOSTA ENVOLVENDO A OBSERVAÇÃO DE CEFEIDAS CLÁSSICAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (28), 7–25. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/389

Edição

Seção

Artigos