A LUA E SUAS FASES: ENTRE A DISPONIBILIDADE DE OBSERVAÇÃO E O DESAFIO DA COMPREENSÃO
Palavras-chave:
Lua, Fases, Sistema Sol-Terra-Lua, Ensino, Aprendizagem.Resumo
A Lua é um dos astros mais presentes em nosso cotidiano, e o ensino de suas fases está presente em livros didáticos, currículos oficiais brasileiros e estrangeiros e nas pesquisas em Educação em Astronomia. Todavia, as mesmas pesquisas apontam que é um dos assuntos mais difíceis de os alunos aprenderem. Portanto, esta pesquisa de cunho bibliográfico propõe responder: por que, apesar da disponibilidade de observação do fenômeno das fases da Lua, a compreensão de como ele ocorre se revela complexa, não só por alunos da Educação Básica e Superior, mas também por professores em formação e em serviço? Também buscou responder: em que aspectos, especificamente, essa espécie de dificuldade se revela? E que cuidados e orientações podem ajudar a explorar esse tema na formação dos estudantes e também dos professores? Os resultados indicaram dificuldades relacionadas a como os alunos interpretam a formação das fases, a influência dos livros didáticos e do trabalho com escalas, referencial e espacialidade. Os cuidados e orientações versaram acerca de como empregar a observação direta do astro, estratégias e materiais possíveis para o ensino do tema, como trabalhar com escalas e referenciais e a faixa etária indicada para trabalhar com ele.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Daniel Longhini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.