Análise das concepções prévias dos estudantes sobre meteorítica no último ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2024.37.026Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Astronomia, Aprendizagem Significativa, Divulgação Científica, Material DidáticoResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa realizada com alunos do último ano do Ensino Fundamental II que identificou as concepções prévias sobre Astronomia e Meteorítica presentes nos estudantes a partir da qual foi proposto um material didático suplementar com base nos resultados obtidos. A abordagem
metodológica se baseou em entrevistas com grupos focais, compreendendo 8 a 10 estudantes de três instituições públicas na cidade de São Carlos – SP. A análise dos dados foi realizada seguindo a metodologia de Análise de Conteúdo e Análise Temática. Foi observado que as concepções prévias dos alunos estão profundamente relacionadas a conceitos desatualizados ou superficiais, erros conceituais e crenças religiosas. Este resultado corrobora com pesquisas anteriores que apontam para uma falta de preparo dos docentes para lecionar conteúdos de Astronomia, fundamentada na falta deste tipo de conteúdo na sua formação inicial e continuada. A partir disso, utilizando os dados levantados como referência, foi elaborada uma revista de divulgação científica, contemplando as perspectivas dos alunos e buscando uma maior correlação com as teorias científicas contemporâneas, com o objetivo de contribuir para uma aprendizagem significativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carolina Targon Tiberio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.