O DIÁRIO DO CÉU:
ASPECTOS DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM ASTRONOMIA PARA DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14244/RELEA/2025.39.124-151Palavras-chave:
Formação de professores, Astronomia, Diário do Céu, Análise de Discurso.Resumo
Este artigo apresenta alguns resultados de um estudo que objetivou favorecer reflexões acerca da formação do professor pedagogo, quanto ao ensino e a aprendizagem de conteúdos de Astronomia. O estudo se insere em um projeto de parceria Universidade/Educação Básica, por meio da oferta de um curso de formação continuada em Astronomia Introdutória, intitulado “O Diário do Céu – Introdução à Didática da Astronomia para professores da Educação Básica”, realizado na região de Bauru- São Paulo, Brasil. O Diário do Céu tem como principal objetivo oferecer aportes para professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental para o ensino de Astronomia Observacional. Trata-se de parceria entre o Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPEC/UNESP, Brasil) e o Gruppo diRicercasulla Pedagogia del Cielo, da Universitádi Roma – La Sapienza (Itália). A pesquisa procurou responder às seguintes questões: Quais saberes necessitam ser construídos para que esses docentes possam agir autonomamente nos espaços formais de ensino? Como a formação continuada poderá contribuir para sanar possíveis lacunas formativas desses profissionais da educação? Destacamos aqui um recorte dos discursos dos pedagogos que frequentaram o curso, sobre aspectos das questões acima, que mostram reconstruções de sentidos sobre a Astronomia e seu ensino.
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