REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO FINAL DO ENSINO MÉDIO SOBRE ASTRONOMIA
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Astronomia, Senso comum, Associação livre de palavras, Núcleo Central.Resumo
A astronomia faz parte do cotidiano da sociedade moderna, mesmo configurando-se como uma das ciências mais antigas. Todavia, no ambiente escolar ainda encontra diversas barreiras para sua implementação. Neste sentido, o presente manuscrito visou analisar as possíveis Representações Sociais partilhadas entre 24 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública, decorrentes de seus conhecimentos a respeito do tema indutor "astronomia”. Os dados foram obtidos por meio do Teste de Associação Livre de Palavras e analisados mediante a abordagem estruturalista que acarretou na elaboração do quadro de quatro casas. De acordo com os resultados, é possível dizer que os estudantes compartilham Representações Sociais a respeito de astronomia, por apresentarem um discurso permeado de conceitos generalistas e afastado do universo reificado, sendo importante uma readequação com vistas à introdução do ensino de astronomia no decorrer de toda educação básica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.