A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NA ERA DIGITAL E A BNCC: CONVERGÊNCIAS E ARTICULAÇÕES

Autores

Palavras-chave:

Educação em Astronomia, Cibercultura, BNCC, Era Digital.

Resumo

Como parte de pesquisa mais ampla acerca das contribuições do ensino de Astronomia na educação de crianças e adolescentes da Era Digital, este artigo traz contribuições bibliográficas para melhor compreensão da geração imersa numa cultura digital e sua relação com a educação em Astronomia, a partir dos apontamentos da nova Base Nacional Comum Curricular brasileira (BNCC). O documento sugere a integração dos conteúdos e experimentos com as diversas tecnologias e soluções digitais, o que demonstra coerência com o comportamento e as circunstâncias das crianças e adolescentes da Era Digital. Dessa forma, apontamos que aliar softwares, aplicativos, programas e ferramentas digitais a sessões de observação celeste, contemplação do céu noturno, pesquisas históricas sobre povos originários e conteúdos relevantes à compreensão da humanidade e seu papel no Universo pode ser um dos caminhos possíveis para uma educação que contemple as dimensões da contemporaneidade e engaje os pequenos sujeitos tecnológicos em desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19-01-2021

Como Citar

Leão, R. S. C., & Teixeira, M. do R. F. (2021). A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NA ERA DIGITAL E A BNCC: CONVERGÊNCIAS E ARTICULAÇÕES. Revista Latino-Americana De Educação Em Astronomia, (30), 115–131. Recuperado de https://relea.ufscar.br/index.php/relea/article/view/498

Edição

Seção

Artigos